SERVUS HISPANIARUM REGIS



viernes, 2 de diciembre de 2016

FELIPE VI, GRAN COLLAR DE LA ORDEN MILITAR DE LA TORRE Y LA ESPADA DE PORTUGAL


Hoy recibimos en "Salón del Trono" a nuestro querido y admirado amigo, el académico e investigador don Rui Santos Vargas, reconocido experto en falerística, que ha tenido la gentileza de ofrecernos un bello regalo, al calor de la visita de estado que han cursando a Portugal SS.MM. los Reyes don Felipe VI y doña Letizia. Se trata de un interesante artículo sobre nuestro monarca y la reciente concesión de que ha sido objeto, por parte de las autoridades lusas, del Gran Collar de la Orden Militar de la Torre y la Espada.
Una ocasión espléndida, también, para reflexionar sobre las Órdenes portuguesas concedidas a miembros de Casa Real de España. 
Por nuestra parte, no podemos sino seguir manifestando públicamente nuestro cariño fraterno por Portugal, una tierra plena de historia, belleza y tradición. 
Muito obrigado D. Rui.

Rei Filipe VI de Espanha

Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito


                                                                                           Rui Santos Vargas[1]


As condecorações são um instrumento valiosíssimo no campo diplomático dado que permitem um estreitamento das relações entre as nações e entre os povos. Actualmente Portugal e Espanha, vizinhos de séculos numa península nossa, parceiros nos desígnios europeus, unidos na defesa militar, gozam das melhores relações de sempre. Por conseguinte, é da maior naturalidade que Portugal tenha em elevada consideração a Casa Real de Espanha, e essa consideração se traduza no agraciamento com as mais elevadas condecorações portuguesas.

Rei Filipe VI de Espanha

Assim, a 28 de Novembro de 2016, primeiro dia da visita de estado a Portugal, SM D. Filipe VI, Rei de Espanha, foi condecorado com o grau de Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito. Trata-se do mais elevado grau da mais distinta Ordem Honorífica portuguesa.

Esta condecoração com a Ordem Militar da Torre e Espada vem na sequência de duas anteriores, ainda como Príncipe das Astúrias: Grande Oficial a 23-08-1996; e Grã-Cruz a 25-09-2006.

O exclusivo grau de Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada é reservado aos Chefes de Estado portugueses ex officio e, desde 2011, a Chefes de Estado estrangeiros. Com carácter excepcional, o Grande Colar foi anteriormente atribuído às seguintes personalidades:

- Generalíssimo Francisco Franco Bahamonde a 30-06-1939;

- Emílio Garrastazu Medici (Presidente do Brasil) a 09-05-1993;

- SM D. Isabel II, Rainha de Inglaterra a 27-04-1993;

- SM D. Juan Carlos I, Rei de Espanha a 11-09-2000.

- SM D. Filipe VI ostenta ainda duas outras condecorações portuguesas:

- Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo a 13-10-1988;

- Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis a 22-04-1991.



O Presidente da República Portuguesa Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa foi o anfitrião de SM D. Filipe VI e de SM D. Letizia, em Guimarães, a 28.11.2016. S. M D. Filipe VI ostenta o Grande Colar e a placa da Ordem Militar da Torre e Espada, bem como a banda e a placa de Grão Mestre da Real e Distinta Ordem de Carlos III e a insígnia de Soberano Grão Mestre da Ordem do Tosão de Ouro. SM D. Letizia ostenta a banda e a placa (encoberta pelas mãos) da Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.O Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, para além da banda e placa das Três Ordens, ostenta o Colar da Real Ordem de Isabel a Católica.


As Condecorações Portuguesas e a Casa Real de Espanha

Os laços históricos e afectivos que unem os membros da Casa Real, e os familiares de SM D. Filipe IV, a Portugal são muito fortes, tendo havido diversas atribuições de condecorações portuguesas.

De seguida, mostra-se um quadro resumo desses agraciamentos desde 1970.



Em Setembro de 2006 o Presidente da República Portuguesa faz uma visita de estado a Espanha. No banquete de estado oferecido em sua honra, a 25-09-2006, SM D. Sofia ostenta a banda e placa de Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. SAR D. Elena ostenta banda e placa (oculta) da Ordem Militar de Cristo. O Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Cavaco Silva, ostenta o Colar, banda e placa da Real Ordem de Isabel a Católica.


Em Setembro de 2006 o Presidente da República Portuguesa faz uma visita de estado a Espanha. No banquete de estado oferecido em sua honra, a 25-09-2006, SM D. Juan Carlos I ostenta, entre outras, o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada a banda de Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis. SAR o Príncipe Filipe ostenta entre outras a banda, o colar e a placa da Ordem Militar da Torre e Espada.

A amizade e bom relacionamento entre os povos de Espanha e Portugal ficam, assim, assinalados ao mais alto nível, com a simpática troca de condecorações entre os Chefes de Estado, relembrando o irmanando das Nações e as suas raízes históricas.

[1] Académico Fundador da Academia Falerística de Portugal, Académico e Delegado em Portugal da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil e Académico Correspondente da Academia de Letras de Rondônia – Brasil.

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada